A PNL nas negociações

2017-11-16T16:02:20+00:00
boa comunicação é a base de toda negociação bem-sucedida, seja com o seu chefe, o seu cliente, seus sócios, amigos e parceiros, seja com seus filhos.

O que e como você fala para si mesmo, para os outros e como você fala?

Você sabia que a palavra é responsável por apenas 7% da comunicação? Os outros 93% é a fisiologia, o tom de voz, a maneira como se fala…

Poder expressar de modo congruente as palavras, geram grande confiança da outra parte. Portanto, se disser “estou animado” com tom de voz baixo e triste, com ombros e cabeça para baixo, pode ter certeza que o outro não vai acreditar.

Agora, se disser “estou animado!” com voz mais alta, cabeça para cima, ombros para trás, com tom de voz alegre e um sorriso no rosto, certamente a outra pessoa, além de  acreditar em você, ficará muito curiosa em querer saber o motivo de tanta animação.

Usar perfeitamente a linguagem corporal e saber ler a linguagem corporal do outro, fará grande diferença no sucesso da negociação.

Entender qual é o propósito maior, ou seja, o valor que a outra parte quer na negociação, é fundamental para chegar a um acordo comum.

Por exemplo, se o cliente buscar confiança do produto ou serviço, não adianta dar o melhor preço, tem que dar confiança para ele. Ou, se o cliente quiser comprar uma casa para ter tranquilidade, não vai adiantar oferecer outros benefícios como uma casa com mais tecnologia, acabamentos melhores, proximidade de Shopping Center, se o que a pessoa busca é tranquilidade. Buscar o valor principal que o outro quer é importantíssimo para uma boa negociação.

Todos nós temos as sementes de liderança dentro de nós, mas muitas vezes, podemos nos sentir bloqueados, ou com medo e dúvidas sobre essa nossa grandeza. Desenvolver a autoconfiança, podendo se sentir muito bem na própria pele, vai fazer com que a outra parte perceba e confie em você.

Como conseguir rapidamente a empatia e a confiança da outra parte?   Com uma técnica de PNL chamada “rapport” você adquire a empatia do outro, iniciando o processo de liderar. Muitas vezes, mesmo querendo fechar negócio, isso não acontece por falta de afinidade entre as partes.

linguagem influente de Milton Erickson também é espetacular numa negociação. É uma linguagem elegante e especificamente vaga que tem auxiliado de maneira fantástica as negociações.

Quando se entende e se percebe com precisão o outro, sabendo o que é importante e onde ele quer chegar, fica muito fácil entrar em acordo. E assim é o melhor jeito de fazer o negócio crescer e prosperar.

Com a PNL podemos aprender as habilidades de uma boa negociação e fazer com que seu negócio cresça e prospere como você vê em seus sonhos.

“Pessoas não fracassam. Elas simplesmente desistem.”
Henry Ford