Cinco passos para mudar definitivamente a comunicação ruim

2017-11-13T19:15:34+00:00

Nossa comunicação diária afeta muito a nossa vida.

Palavras e expressões que usamos normalmente no dia-a-dia direcionam o nosso estado emocional, as nossas crenças e comportamentos.

Quando você encontra alguém e te perguntam: “ Como você esta?” E a resposta é “indo”, ou “na luta”, “correndo muito” ou mesmo “bem”.

Como você acha que será a sua vida? Uma luta, uma correria ou regular.

Agora, se a resposta for: “ Você não vai acreditar, está tudo ótimo, tantas coisas maravilhosas acontecendo!” Sua mente já irá pensar em coisas maravilhosas acontecendo. Quando você diz “ótimo”, você já se sente melhor do que quando diz “bem”.

1. Olhe para dentro de si mesmo 
Perceba que expressões você mais tem usado no dia a dia. São expressões com carga emocional negativa ou positiva? Note quando você encontra alguém, como você diz que esta sua vida. Você tem usado expressões de ira ou raiva?

2. Escreva as palavras negativas 
Escreva 3 palavras ou expressões negativas que você normalmente usa.
Por exemplo: “Estou frustrado!” “Que ódio!” “Sou burro!” “Pu…”

3. Troque por palavras positivas
Para cada palavra negativa, substitua por uma positiva no lugar.
Ex: “Estou frustrado”, você pode substituir por “Estou aprendendo”.
“Que ódio”, “Que coisa”, “Sou burro” -> Sou humano.
Precisam ser palavras que façam sentido, mas com uma carga emocional bem mais leve.

4. Melhore as palavras regulares
Usar palavras que aumentem ainda mais as emoções positivas.
Por exemplo: Se alguém te perguntar “Como está o almoço?” Ao invés de responder: “bom”. Pode responder “Delicioso!” “Fantástico!”
Outras palavras que podem ser usadas no seu dia a dia: maravilhoso, magnífico, apaixonante, esplêndido, espetacular, fascinante, deslumbrante, fenomenal, cativante, abençoado, não podia ser melhor, energizado.

5. Acompanhamento dos progressos
Escolha uma pessoa que você confie e que tenha contato diariamente para ser seu observador e assistente. Conte a essa pessoa o que você esta disposto a fazer, que palavras irá deixar de usar e quais as novas palavras que usará. Peça para ele observar, alertar quando escorregar no padrão antigo e dar elogios quando agir da nova maneira. Isso fará com que você realmente obtenha uma mudança firme e consistente na sua comunicação.
Por que quando falamos, pronunciamos as palavras, pensamos e sentimos o que dizemos. Então, acabamos por acreditar nisso e nos comportar dessa maneira. É um ciclo que fazemos. Minha sugestão é fazer um novo ciclo de maneira que sua vida comece a melhorar. E se ela já estiver ótima, pode ficar ainda melhor. Não é mesmo?

“As palavras que você usa normalmente moldam o seu destino.”
Richard Bandler