5 Passos para Livrar-se da Ansiedade

2017-11-16T16:05:41+00:00

A ansiedade antecede momentos de perigos reais ou imaginários. É marcada por sensações desagradáveis, como transpiração, taquicardia, desconforto abdominal. Quando aparece é geralmente pelo medo de errar ou que algo não aconteça como estamos imaginando.

Quando você vai fazer uma entrevista de emprego, uma reunião importante ou falar em público começa ficar muito ansioso e parece que vai aumentando mais e mais. Aí é que surge o nervosismo, o qual atrapalha nosso pensamento na mente. Aparecem muitos pensamentos negativos de que algo ruim possa acontecer.

É preciso encontrar uma maneira de permanecer calmo e concentrado, diante da situação. Aprender a ter o controle de suas emoções, especialmente da ansiedade, é muito útil, não somente  para alcançar objetivos mas para poder se sentir bem.

1) Note que pensamentos vem a sua mente e escreva

Pensamentos de preocupação e insegurança, geram mais preocupação e insegurança. Pensamentos de tranquilidade, geram mais tranquilidade. Se você estiver pensando nos erros que vai cometer: “se eu errar as questões da prova”, ou o que a outra pessoa pode estar pensando de você: “ele não é capaz”, ou “ele parece inseguro”. Esses pensamento são alucinações de algo que pode ou não ser real.
Escreva esses pensamentos quando você sente a ansiedade.

2) Entenda a mensagem da ansiedade

Se essa ansiedade quisesse lhe passar uma mensagem, o que ela lhe diria? Se prepare mais para a entrevista, ou tenha mais conhecimento, ou mais habilidade? Teria algo que você poderia fazer para melhor seu desempenho?

3) Faça algo que atenda a mensagem da ansiedade

De acordo com a resposta que veio da sua ansiedade, haja imediatamente nisso.  Se a resposta da ansiedade foi: “estude mais”, vá estudar mais. Se a resposta foi: “não quero ser rejeitado pelo meu chefe”, então, que atitudes terás que tomar para melhorar seu desempenho?

4) Respire

A respiração é outra maneira de se acalmar rapidamente. Não é difícil perceber que o momento de tensão e ansiedade leva ao aumento da frequência respiratória, o que, por sua vez, perpetua esses sentimentos. Portanto, é preciso quebrar esse ciclo. A respiração lenta e profunda é capaz de melhorar o estado emocional. Ao respirar profundamente, ansiedade é interrompida. E melhor ainda, após certo treino da respiração, a ansiedade nem se inicia. Experimente fazer cinco respirações profundas, enchendo totalmente os pulmões e deixando o ar sair lentamente. Sinta a diferença!

5) Tenha pensamentos de tranquilidade

Uma maneira de reverter dessa “bola de neve” negativa é pensar em um momento extremamente tranquilo de sua vida, como um dia de descanso na praia ou no sofá. Se concentre nisso e começará a se sentir mais relaxado.

Portanto, estar tranquilo em situações de tensão faz a diferença quando se quer realizar sonhos e ter a vida que deseja. Não é possível controlar as decisões do governo, nem as ações de nossos companheiros, familiares ou amigos. Não temos o controle sobre os fatores externos do cotidiano. Por outro lado, podemos ter o real controle sobre a nossa mente. Temos o poder de escolher o que pensar ao nos depararmos com desafios e, de acordo com nossos sentimentos, agir da melhor maneira e com muita tranquilidade.

“O seu cérebro é o maior milagre de todos e pode fazer maravilhas quando você o usa bem.
Sempre lembre disso.”
Richard Bandler